Como fazer uma boa logística de entrega de mercadorias? Entenda!

Tecnologia e gestão para empresas express

Como fazer uma boa logística de entrega de mercadorias? Entenda!

Uma logística de entrega eficaz começa com um bom planejamento prévio para evitar atrasos e garantir um bom atendimento aos seus clientes. Esse planejamento, por sua vez, envolve aspectos que exercem impacto direto nos custos e na velocidade do serviço.

Estar atento a esses aspectos significa, no fim das contas, mais agilidade e, sendo assim, mais satisfação dos seus clientes. Até porque, seja qual for o seu segmento, quem trabalha com entregas precisa se antecipar.

Vamos falar disso agora, neste artigo feito para você, que quer expandir seus negócios e, em especial, as vendas online. Acompanhe!

Pontos que tornam uma logística de entrega eficiente

Quem trabalha com delivery de mercadorias sabe melhor do que ninguém que esse é um segmento em que qualquer imprevisto pode representar graves prejuízos. Um cliente que não é atendido no prazo acordado é um cliente insatisfeito, o que pode expor sua empresa a queixas em portais públicos de defesa do consumidor ou no Procon.

Assim, veja os pontos que você deve trabalhar para que suas entregas sejam feitas sempre no prazo e a um custo reduzido. Dessa forma, você gera valor para sua empresa e tem clientes mais bem atendidos.

Planejar as rotas de entrega

Será que o percurso que seus entregadores fazem, de fato, é o mais rápido? Afinal, nos centros urbanos, determinados fatores, como trânsito, presença de semáforos ou de lombadas — também conhecidas como quebra-molas — influem no tempo de chegada ao destino.

Estude essas rotas, veja se elas realmente não podem ser alteradas e prefira aquela pela qual seus profissionais possam chegar ao cliente no mínimo de tempo possível.

Fazer o planejamento de estoque

Operar no ramo de delivery de mercadorias exige que sua empresa tenha sempre em estoque, pelo menos, as mercadorias com maior giro. Nada pior para o cliente — e para a sua imagem — do que fazer um pedido e não recebê-lo porque o item não está disponível.

Usar a tecnologia

Um sistema ERP ou um software de gestão é o que você precisa para auxiliar no planejamento das rotas e para gerir seu estoque. Automatizando essas etapas, você ganha muito mais poder de fogo, já que poderá ampliar sua capacidade com menos recursos.

Benefícios de contar com sistema de otimização de rotas

Acompanhamento do percurso em tempo real

Um percurso de entrega planejado deve ser cumprido à risca, contudo, imprevistos acontecem. Nessa hora, ter uma ferramenta que permita rastrear a rota em tempo real faz toda a diferença.

Agilidade para efetuar as entregas dentro do tempo previsto

Com a plataforma, sua empresa de entregas torna-se capaz de fazer suas entregas dentro do cronograma previsto. É o fim dos atrasos e da indisponibilidade de entregadores porque todos estão na rua.

Mais transparência da equipe de atendimento

As ferramentas que permitem acompanhar rotas em tempo real facilitam a gestão como um todo, gerando mais segurança. Você saberá que providências tomar, o que também representa um atendimento mais transparente. Afinal, nada pior do que receber um pedido e dar uma desculpa ao cliente porque não sabe o que está acontecendo, não é?

Você viu, neste artigo, dicas para tornar seu serviço de entregas mais eficaz, com especial destaque para o uso da tecnologia e da plataforma MaisEntregas.com. Esperamos que seja útil em seu dia a dia e que você tenha resultados ainda melhores na sua logística de entrega!

Se você quer contar com as nossas soluções, faça contato com agente, nós vamos ajudá-lo a conquistar mais clientes e fazer mais negócios!