Como otimizar o seu trabalho com tabelas dinâmicas

Sabe aquele trabalhão que dá montar uma tabela como você realmente quer? Com as informações e dados que precisa? As tabelas dinâmicas podem ser uma grande aliada no seu trabalho!

A Tabela Dinâmica é uma funcionalidade disponível em softwares de planilhas, como o Google Planilhas, o LibreOffice Calc e o Microsoft Excel. Ela é utilizada para visualizar os dados de uma planilha de forma mais versátil e rápida, de modo a facilitar a análise de informações, o que permite que as tomadas de decisões sejam feitas de forma mais assertiva.

Nesse vídeo tutorial, feito pela Hashtag Treinamentos, há uma explicação mais detalhada sobre o uso das tabelas dinâmicas no Microsoft Excel:

Exemplo de como otimizar o seu trabalho com tabelas dinâmicas

A ferramenta de Tabela Dinâmica pode tornar seus relatórios da MaisEntregas ainda mais completos e precisos, do jeito que você quer!  Abaixo faremos um exemplo de como fazer isso utilizando um relatório gerado na plataforma MaisEntregas.com e a Tabela Dinâmica do Google planilhas, com o intuito de mostrar quantas empresas solicitaram um entregador específico durante o mês.

 

  • Gere o relatório

Com os campos “Motoboy” e “Empresa” na plataforma MaisEntregas.com, abra o Google Planilhas e clique em Arquivo > Importar, então busque pelo arquivo importado

 

  • Após importado

Basta clicar em Dados > Tabela Dinâmica e criar a tabela.

 

  • Observe

Perceba que após a criação da tabela é disponibilizada uma aba em que pode-se adicionar linhas, colunas, valores e filtros

 

  • Para atingir o objetivo

Na tabela dinâmica foi inserido nas Linhas o entregador específico.

 

  • Em Colunas

Foram adicionadas as empresas que solicitaram esse entregador durante o mês

 

  • Quantidade de entregas

Para conseguir ver a quantidade exata de entregas solicitadas por empresa para esse entregador, basta ir em Valores e adicionar empresa.

Existem inúmeras possibilidades para você montar uma tabela como realmente quer. Alguns exemplos do que você pode fazer: 

  • Ranking de entregadores por quantidade de OS
  • Ranking de clientes por valor de faturamento
  • Saber quantos km e tempo que cada entregador leva

Seguindo esses pequenos passos você consegue fazer uma tabela mais assertiva para o seu negócio!

Vamos começar a facilitar o seu trabalho?

 

Gustavo Barbosa

Fundador e CEO da MaisEntregas.com


Especialista em Supply Chain e Gestão. Bacharel em Administração pela UFBA, MBA em logística Empresarial pela FGV-SP, especialização em Marketing pela UNE (Austrália) e em Gestão pela UC (Espanha) Ex Consultor em Supply Chain Management na Accenture e no grupo Columbia.

Uma resposta para “Como otimizar o seu trabalho com tabelas dinâmicas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *