Como otimizar o seu trabalho com tabelas dinâmicas

Tecnologia e gestão para empresas que operam entregas rápidas

Como otimizar o seu trabalho com tabelas dinâmicas

Sabe aquele trabalhão que dá montar uma tabela como você realmente quer? Com as informações e dados que precisa? A tabela dinâmica pode ser uma grande aliada no seu trabalho!

A Tabela Dinâmica é uma funcionalidade disponível em softwares de planilhas, como o Google Planilhas, o LibreOffice Calc e o Microsoft Excel. Ela é utilizada para visualizar os dados de uma planilha de forma mais versátil e rápida, de modo a facilitar a análise de informações, o que permite que as tomadas de decisões sejam feitas de forma mais assertiva.

Nesse vídeo tutorial, feito pela Hashtag Treinamentos, há uma explicação mais detalhada sobre o uso das tabelas dinâmicas no Microsoft Excel:

A ferramenta de Tabela Dinâmica pode tornar seus relatórios da MaisEntregas ainda mais completos e precisos, do jeito que você quer! Abaixo faremos um exemplo de como fazer isso utilizando um relatório gerado na plataforma MaisEntregas.com e a Tabela Dinâmica do Google planilhas, com o intuito de mostrar quantas empresas solicitaram um entregador específico durante o mês.

  • Gere o relatório

com os campos “Motoboy” e “Empresa” na plataforma MaisEntregas.com, abra o Google Planilhas e clique em Arquivo>Importar, então busque pelo arquivo importado

  • Após importado

basta clicar em Dados > Tabela Dinâmica e criar tabela

  • Observe

que após a criação da tabela é disponibilizada uma aba em que pode-se adicionar linhas, colunas, valores e filtros

  • Para atingir o objetivo

dessa tabela dinâmica, foi inserido em Linhas o entregador específico.

  • Em Colunas

foram adicionadas as empresas que solicitaram esse entregador durante o mês

  • Para conseguir

ver a quantidade exata de entregas solicitadas por empresa para esse entregador, basta ir em Valores e adicionar empresa.

Existem inúmeras possibilidades para você montar uma tabela como realmente quer. Alguns exemplos do que você pode fazer: 

  • Ranking de entregadores por quantidade de OS
  • Ranking de clientes por valor de faturamento
  • Saber quantos km e tempo que cada entregador leva

Seguindo esses pequenos passos você consegue fazer uma tabela mais assertiva para o seu negócio!

Vamos começar a facilitar o seu trabalho?

 


Gustavo Barbosa

CEO e Fundador da MaisEntregas.com Ex Consultor de Supply Chain Management na Accenture, no Grupo Columbia e na SmartFlows Consultoria, com mais de 20 anos de experiência no mercado de Gestão, Logística e Transportes