A pesquisa mais completa do Brasil voltada para sites de empresas de entregas
Muita gente acredita que é possível atrair clientes com um site, enquanto outra turma mais desconfiada, não acha tão importante assim investir tempo e dinheiro para ter um.
Em qual perfil você se encaixa?
Bom, tendo o site da sua empresa ou não, se você chegou até aqui, uma coisa é certa: você quer evitar cometer os 11 erros mais comuns que farão sua empresa de entregas serem esquecidas pelos visitantes.
Esse artigo é baseado no levantamento que o time de Marketing da MaisEntregas fez em 284 sites de empresas de entregas e transportadoras presentes em 23 Estados do Brasil.
De longe, o estudo mais completo sobre o assunto do Brasil, até o momento.
Então, prepare-se para descobrir quais são os erros mais comuns e coloque em prática o que você irá aprender com essa quantidade de informações valiosas!
Erro 1 – Nome do site que gera confusão
Basicamente, existem 3 pontos sobre a nomeação do site que você precisa evitar que sua empresa tenha:
1.1 Nome muito longo – quanto menos caracteres tem o link de um site, a tendência é que seja gravado com mais facilidade.
Consideramos ideal que o nome da sua empresa/site tenha até 15 caracteres, no máximo, 20, entre o “www” e o “.com.br”. Por exemplo: www.ate15caracteres.com.br
1.2 Difícil compreensão – a regra é clara: se o nome do seu site for difícil de pronunciar, entender ou escrever, vai haver falha na comunicação e consequentemente, sua empresa será difícil de ser lembrada ou não será encontrada quando alguém digitar o nome errado.
Siglas também podem entrar nessa categoria, caso não sejam fáceis de serem compreendidas ao falar, tendo em vista que no nosso alfabeto temos diversas letras com sons parecidos ao falar, por exemplo: c, d, g, p, q, v, z.
1.3 Extensões – todo site precisa ter uma extensão, e nós poderíamos fazer um artigo só sobre elas, mas, o que você precisa saber, é que significa a parte que vem depois do nome da sua empresa no link do site.
Por exemplo, seu site pode ter alguma dessas extensões: “.com“, “.com.br“, “.net“, “.negocio.site“, “.business.site“, “.wix.com” dentre outras.
Os mais comuns no Brasil e que todos estamos acostumados, claro, você sabe que são o “.com” e “.com.br“.
Portanto, se seu site não tiver com uma dessas duas extensões, também poderá ser facilmente esquecido ou confundido com um site do seu concorrente (já pensou no climão? 😳).
Erro 2 – Sem a logo da empresa de entregas no site
Muito frequente nas empresas que escolhem usar o modelo de página que o Google dispõe, ou seja, mais de 80% dos sites das empresas de entregas e transportadoras do Brasil!
Nesse modelo de site, o máximo que consegue ser feito, é colocar imagens durante a página que apareça a logo.
Porém, mas partes mais importantes, no início e no final da página, não aparece.
Pode parecer um “detalhe” bôbo, mas um site sem a logo da empresa bem localizada, dificilmente terá seu nome e marca lembradas.
Já pensou voltarem a pesquisar por sua empresa e acabarem indo parar na “mão” do concorrente por conta desse “detalhe” que faltou na sua página?
Erro 3 – O texto do site comunica friamente apenas o que a empresa faz
Comunicação é uma arte…
Há inúmeras formas de comunicar o que sua empresa faz, inclusive, fazer testes dessas formas para ver qual está atraindo mais os visitantes.
Não a toa, existe a área de redação publicitária, e um profissional exclusivo para escrever de forma que cative quem ler/ouvir/ver a mensagem, que é o copywriter.
Entretanto, o que praticamente todas as empresas fazem em seus sites é limitar o poder dessa comunicação para uma forma fria de dizer o que elas fazem.
- Não falam sobre as dores do cliente para criar conexão,
- Não mostram a proposta de valor (benefícios e diferenciais) da empresa
- Não cativam os visitantes com as palavras certas,
Foi preciso falar sobre esse ponto de forma mais detalhada nos Erros 4, 5, 8 e 9, deste artigo.
Erro 4 – Não comunica os benefícios de forma clara
É um ponto que tem muito a ver com o Erro 3.
Há uma GRANDE diferença em dizer o que sua empresa faz e dizer como sua empresa resolve os problemas do seu cliente ou traz benefícios para ele.
Veja um exemplo:
EMPRESA A – Somos uma empresa de entregas que funciona de segunda a sexta, 24h por dia. Temos 50 entregadores, 6 atendentes e fazemos todas as nossas entregas pelo aplicativo.
EMPRESA B – De segunda a sexta, a nossa empresa não para um segundo. Temos 35 entregadores trabalhando das 8h às 18h, e outros 15 das 18h às 8h. Ou seja, o horário que você quiser solicitar sua corrida, sempre terá algum disponível perto de você prontamente para atendê-lo. Caso você tenha alguma dificuldade e precise entrar em contato conosco, temos 4 atendentes das 8h às 18h e mais 2 que ficam das 18h às 8h. Além de toda essa estrutura humana, contamos com a melhor tecnologia do mercado, que vai permitir você ver o preço, distância e tempo estimado de cada corrida, antes mesmo de você solicitar; você vai conseguir acompanhar os entregadores em tempo real, de onde estiver; e ainda ter o histórico com informações precisas de cada corrida para consultar futuramente, caso precise. Tudo isso de forma muito fácil, rápida e acessível a qualquer hora e de qualquer lugar na palma da sua mão, no seu celular. Resumindo, você terá muito mais conforto, rapidez e segurança com suas entregas.
Então… Qual das duas empresas você escolheria para ser parceira?
Acredito que a resposta não seja difícil, não é mesmo? 😁
Perceba que enquanto FULANO A falou apenas de “si”, da empresa dele, e falando para todo mundo (de modo bem generalista), o FULANO B foi além, resolveu unir os benefícios que a empresa dele proporciona com os problemas que o cliente está passando, deixando o cliente muito mais seguro que quando ele precisar, terá toda uma equipe disponível para atendê-lo, além de conhecer os principais benefícios que a tecnologia oferece na gestão entregas.
Portanto, pense sempre em como você pode comunicar os benefícios da sua empresa de uma forma que o cliente perceba que você conhece bem o problema dele, entende do mercado e realmente tem a melhor solução, seja de custo ou benefícios.
Se o cliente acha que você ainda não entendeu o problema dele, não fará sentido ele acreditar que você tem mesmo a solução para o problema dele especificamente.
Erro 5 – Não fala quais são os diferenciais da empresa
É natural que os visitantes do seu site visitem outros sites também para comparar o que cada um tem a oferecer.
Neste momento, torna-se muito importante ter uma parte específica na sua página que mostre os diferenciais da sua empresa.
Afinal, existem inúmeras que oferecem o mesmo serviço que a sua, não é mesmo?
Então, destacar logo quais são os diferenciais da sua empresa com relação à concorrência, certamente poupará um grande tempo seu e do cliente que ainda está pesquisando por cada empresa.
Se sua empresa mostra de imediato quais são os diferenciais e as outras não fazem isso, tenha certeza que você já está um passo a frente delas, e vice-versa.
*Para falar sobre os diferenciais da sua empresa, é preciso conhecer bem seus concorrentes, inclusive, depois que você identificar os pontos fortes e fracos de cada concorrente que tem, e comparar com os da sua empresa, terá uma visão muito clara quais são os diferenciais da sua e em que caminho deve seguir para potencializar ainda mais esses diferenciais ou mudá-los para explorar pontos que seus concorrentes ainda estão debilitados.
Erro 6 – Site com o mesmo design (padrão) que os concorrentes usam
É outro problema de criar seu site no modelo padrão que o Google disponibiliza.
Esse Erro 6 faz lembrar o ponto 1.3, pois depois de analisar 284 sites, raros são os lembrados pelo modelo do Google, as informações que mais se destacam nesse tipo são apenas as cores da página e o nome da empresa (se for algo bem diferente do comum, e isso não necessariamente seria no bom sentido).
De resto (estrutura, imagens, tópicos, etc), fica muito difícil diferenciar e lembrá-los depois.
Claramente, as empresas que optam por esse modelo, selecionam pelo preço ser mais acessível e para expandir a presença digital sem grande propósito em vender, sem a atenção necessária para a qualidade e possibilidade de retorno que um site profissional e personalizado pode levar à empresa. Essa atitude comprova que essas empresas não estão muito atentas em se diferenciarem da concorrência e estão fazendo o mesmo que a maioria faz. Empresas diferenciadas ganham mais clientes, cobram mais caro e lucram mais! Essa é a realidade de quem decide trabalhar mais o marketing digital visando diretamente a atração de novos clientes e melhoria na lucratividade.
Realidade bem diferente de quem decide trabalhar mais o marketing da empresa visando diretamente a atração de novos clientes.
Veja também:
O Poder do cupom de desconto para sua empresa de entregas
5 Dicas para tornar sua empresa de entregas mais reconhecida
Erro 7 – Poucas chamadas para ação ao longo do site
Ter vários botões ao longo da página aumenta consideravelmente a chance das pessoas clicarem neles e interagirem para fazer negócios.
Estudos na área de marketing digital comprovam que a maior parte dos usuários esquecem de tomar uma ação na página porque o botão para de aparecer durante a rolagem.
Então, o ideal é que além de botões fixos (como acontece no modelo de site do Google), eles também apareçam enquanto o visitante rola para baixo, até fazê-lo tomar alguma ação.
O botão também pode ser usado estrategicamente para dar um “respiro” em partes com muito texto, por exemplo.
Erro 8 – O site não comunica bem todos os serviços que podem ser prestados
Todos já sabem que seu site é de uma empresa de entregas.
Maaas, existem diversos tipos de empresas de entregas…
Será que a sua está comunicando bem todos os serviços que vocês são especializados?
Será que está com excesso ou falta de informação? O cliente consegue entender tranquilamente ou gera dúvidas?
As respostas, você mesmo pode buscar de seus clientes ou mesmo pessoas próximas a você.
Basta pedir para verem a página com atenção buscando entender cada ponto.
Depois que verem, você busca a resposta para essas perguntas com ela (não faça as perguntas antes que a pessoa veja a página, e combine com ela para te responder sem olhar para a página novamente).
Erro 9 – Não fala qual público a empresa atende
O ideal é que com uma comunicação mais assertiva, já pensando no público que sua empresa atende, vá dando pistas ao longo da página para quem pode atender. Empresas que atendem restaurantes, por exemplo, pode usar frequentemente a palavra “delivery”, pois já é uma palavra consagrada no meio.
Mas, se sua empresa atende diversos segmentos de mercado, manter uma linguagem mais abrangente ao longo da comunicação é o melhor caminho.
E para contornar isso, você precisa ter na página uma parte que deixe bem explícito todos os ramos que sua empresa atende.
Pode parecer outro “detalhe”, mas no “frigir dos ovos”, é outro ponto que poupará tempo do seu cliente.
Já pensou, ele se interessa pela sua página, gosta do design, dos benefícios, diferenciais, a forma que os serviços foram comunicados, mas quando entra em contato com sua equipe, descobre que vocês não atendem o perfil de empresa dele.
Frustração total das duas partes, não é mesmo?!
Portanto, como dito antes, para evitar essa situação chata, é preciso deixar claro em alguma parte do site os clientes que sua empresa atende.
Além de gerar conexão de imediato com seu público-alvo, vai poupar tempo daqueles que não poderão ser atendidos por seus entregadores.
Veja também:
Planilha para Plano de Ação da sua empresa
Programa de Indicação da MaisEntregas
Como aumentar as vendas da sua empresa de entregas ou transportadora
Erro 10 – Sem fotos da empresa nem colaboradores
Uma página sem logo e com um design “padrão” (do Google) já é um site sem identidade.
Não colocar fotos da empresa e/ou colaboradores, distancia ainda mais o cliente da sua empresa.
Queremos saber quem está do outro lado da tela para nos atender.
Tirar algumas fotos da sua empresa, veículos disponíveis e colaboradores para colocar no site e redes sociais é uma ótima investida para gerar mais conexão com quem ainda não conhece sua empresa.
É muito bom trazer esse traço humano para sua marca, com fotos originais e de qualidade, preferencialmente.
Erro 11 – Sem links para as redes sociais
Outro erro que distancia os visitantes da sua empresa. Hoje em dia muitas pessoas dedicam um bom tempo para as redes sociais, inclusive para ver temas de trabalho.
No modelo de página do Google, não é possível colocar links para suas redes sociais nem para qualquer outro lugar que não seja seu whatsapp ou do Google Maps.
A questão aqui, é que quando os usuários encontram o site da sua empresa, assim como encontram o site das outras, eles querem saber o máximo de informações sobre a empresa para se certificarem da melhor escolha.
Conhecer as redes sociais é um passo importante desse processo.
Pense comigo: se uma empresa trabalha bem o marketing nas redes sociais enquanto outra deixa lá parada, com publicações de mês em mês, é um sinal de que ela não esteja bem estruturada, não é mesmo?
Você já pensou na imagem que sua empresa está passando nas redes sociais? Que assim como o site, faz parte de uma grande vitrine da sua marca?
Privar o visitante do seu site de conhecer as redes sociais da sua empresa, também é, de certa forma, privá-lo de passar mais tempo se relacionando com sua empresa.
Conclusão
Como foi dito algumas vezes durante o artigo, alguns erros podem parecer “detalhes”, mas é o conjunto de detalhes que fazem toda a diferença no final das contas.
São “detalhes” como esses que muitas vezes passam despercebidos da consciência (a não ser que sejam especialistas em marketing analisando), mas que influenciam fortemente o lado inconsciente das pessoas.
Um bom site, além de trazer novos clientes que vão aumentar o faturamento, melhorará a imagem e credibilidade do negócio.
Isso significa ajuda para fechar negociações comerciais, uma “ferramenta” importante para todos que querem indicar, referenciar, falar do negócio e estudá-lo antes de contratar, trazendo segurança para quem quer comprar.
É uma presença da empresa no mundo digital, aonde os negócios estão acontecendo cada vez mais (e só tende a aumentar).
Após resolver todos esses erros, talvez o próximo passo seja turbinar as visitas do seu site, investindo em tráfego pago. Você já ouviu falar nisso?
Falamos sobre ele nesse artigo.
Gostaria de ver na prática, com imagens de sites reais mostrando todos esses 11 erros e como resolvê-los?
Caso sim, conheça o [INFOGRÁFICO] Sites que Vendem: O raio-x das páginas campeãs em atrair clientes para empresas de entregas rápidas!