Como utilizar nossa integração com o Ifood e outros marketplaces para fechar mais contratos

Tecnologia e gestão para empresas que operam entregas rápidas

Como utilizar nossa integração com o Ifood e outros marketplaces para fechar mais contratos

Entrar em contato com novos segmentos de mercado inicialmente pode parecer um pouco desafiador, por isso criamos este guia especialmente para quem está precisando dar um novo direcionamento, mesmo que breve ou temporário, para sua operação de logística em virtude da pandemia que enfrentamos atualmente. 

Nem sempre é simples ingressar em um setor inexplorado, e há sim uma curva de aprendizado para ajustar os horários, as demandas e o ritmo que é diferente em uma operação de delivery, que é distinta de uma movimentação de bancos, contadores e outros tipos de serviços de entregas.

Como fica para o consumidor final?

Para os clientes dos restaurantes a operação será exatamente a mesma que ele está acostumado, o cliente entra no aplicativo do Ifood ou outros marketplaces e faz seu pedido

.O restaurante, que neste cenário seria o seu cliente, recebe o pedido à partir da integração da Mais Entregas com o Ifood ou outros marketplaces e à partir daí já interage com o motoboy, sem precisar parar tudo para solicitar o motoboy manualmente.

Enriqueça sua abordagem com nossa ferramenta

Esta facilidade será um argumento muito importante para você direcionar aos seus futuros clientes do setor alimentício. Também criamos outros materiais que vão te ajudar a desenvolver melhor esta abordagem comercial, como por exemplo, nossa planilha de cálculo, onde é possível somar os custos que seu cliente teria com o Ifood ou com suas entregas, te ajudando na negociação comercial. Essa ferramenta tem extremo valor e poderá ser utilizada como um excelente argumento de vendas para fechar o contrato. Nada melhor do que números nessas horas, não é mesmo?

Nesta planilha, você junto ao seu prospect, poderão simular a economia mensal que seu potencial cliente irá encontrar ao contratar a sua empresa transportadora ao invés de contratar os serviços de entrega de marketplaces, como o Ifood.

Este tipo de demonstração de valores, em um comparativo claro, será o fator decisório para que você possa convencer e fechar contratos, mostrando números e ajustando conforme a sua negociação evolui.

Dicas estratégicas para conquistar clientes

Além desta ferramenta, separamos aqui 9 dicas que vão te ajudar a iniciar o contato com os restaurantes da sua região, e mais 4 dicas do que você não deve fazer ao entrar em contato com quem está no ramo de restaurantes e lancherias.

Então preste atenção na leitura e quando for implementar, sinta-se confiante em sua operação logística, sabendo que por mais que o perfil seja diferente, você tem todo o conhecimento e experiência para lidar com entregas, o que é um ponto de vantagem se comparado com entregadores que estão chegando agora no mercado e ainda não tiveram nenhum tipo de treinamento e muito menos nenhuma vivência nesta profissão.

9 Dicas de Como abordar Restaurantes:

#1 – Primeiramente, saiba que para os restaurantes, a fidelização da sua base de clientes é muito importante, mais até, do que em alguns outros setores da economia, o que significa que este aspecto deve ser abordado com segurança, mostrando que a SUA é a transportadora certa para lidar com qualquer volume de entregas, sem atrasos e sem desorganização.

#2 – Antes de abordar um restaurante pela primeira vez, leve um tempo para entender sua operação, onde costumam atender, ou seja, qual o Raio de atuação deles, qual é a composição do Menu e tente compreender como é o dia a dia operacional deste local, como por exemplo o horário de abertura e fechamento.

#3 – Faça também uma pesquisa para descobrir previamente se você poderá atender todas as necessidades dele no que diz respeito ao transporte de embalagens específicas para alimentação, se é necessário fazer alguma adaptação em sua frota ou se existem entregadores com tudo o que é necessário para começar sua operação junto ao restaurante imediatamente se for o caso.

#4 – Prepare-se de antemão com algumas perguntas que seriam interessantes para fazer na hora da abordagem junto ao proprietário, como por exemplo, quantidade de pedidos recebidos por dia, se há sazonalidade, se tem horários com mais demanda do que outros, etc. Este tipo de questionamento fará com que você avalie a Situação atual do seu prospect e assim permitirá que você faça uma proposta mais certeira quando chegar a hora de negociar valores de contratação.

#5 – Em suas perguntas e questionamentos verifique se existe alguma demanda que você pode oferecer a ele além do contrato de entregas. Nunca se sabe onde uma conversa como esta pode levar, então esteja sempre atento para captar os menores detalhes e utilizar as informações coletadas para prestar um serviço completo ao seu potencial cliente.

#6 – Considere, além de utilizar nossa ferramenta de demonstração de cálculos, oferecer um dia de teste para que eles vejam como seria a operação ao vivo com as integrações funcionando no restaurante dele. Demonstre que você tem a capacidade de receber este novo cliente tranquilamente e que para ele também será muito mais vantajoso fechar contrato com sua transportadora.

#7 – Seja transparente quando estimar os prazos e em quanto tempo a empresa já poderá começar a operar com sua transportadora. Alinhe com os setores responsáveis se for o caso para que todo o cadastro e integração seja o mais rápido possível, assim você e seu cliente já poderão ter lucros o mais breve possível.

#8 –  Como encontrar restaurantes ideais para entrar em contato? Basta entrar no próprio Ifood na região que você pretende disponibilizar para começar a atender e ver quais são os restaurantes cadastrados, em seguida, pesquise o telefone de cada um e comece a ligar ou enviar mensagens pelo whatsapp, convidando-os a um breve bate papo onde você poderá demonstrar que suas operações de delivery são mais em conta do que contratar motoboy pelo aplicativo.

#9 – Durante a reunião, ou até mesmo durante a ligação tente conseguir as informações necessárias em nossa ferramenta para que você possa exibir uma diferença real para apresentar ao seu potencial cliente. Fale que, além de ser mais em conta, o restaurante estará contratando uma equipe melhor capacitada que estará a todo momento acompanhando as operações de entrega através de um painel de controle, passando assim muito mais confiança e segurança para ele.

4 Dicas de Como NÃO abordar Restaurantes:

#1 – Cuidado para não oferecer mais do que você pode aguentar, assim você prejudicará tanto a sua imagem com seu cliente, como também a imagem do seu cliente junto ao cliente dele, criando uma grande insatisfação para todos os envolvidos. A pesquisa inicial é crucial, e nesta hora mais vale ser honesto com relação as suas capacidades, do que prometer algo impossível de cumprir.

#2 – Cuidado com a competição entre os restaurantes, nesse tipo de negócio a competição é bastante acirrada e você precisa saber navegar entre situações que possam se desenrolar por questões de competição. Tome cuidado com as informações que você compartilha a respeito de quem você está prospectando ou fechando contrato.

#3 – Não minimize sua operação, você não é só um serviço de entrega, você tem expertise, anos de mercado e sabe como funciona seu segmento, por isso demonstre esta confiança e saiba que você irá levar um valor real para os restaurantes, não só financeiro, mas também você irá aumentar dramaticamente a eficiência das operações de entrega e isso fará com que ele atraia e mantenha uma base ainda maior de clientes.

#4 – Cuidado para não aumentar dramaticamente sua carteira de clientes e correr o risco de ter problemas na execução dos serviços de delivery. Avalie sua capacidade e esclareça com seu time comercial quantos novos restaurantes você poderá fechar contrato por mês ou qual o porte dos restaurantes você conseguirá atender. Ajustando assim conforme a pesquisa entre os restaurantes da sua região é feita. Às vezes podemos ter uma estrutura tecnologia super avançada, mas na região onde moramos não existem pessoas capacitadas para trabalhar, por isso analise este ponto com muita cautela.

Esperamos que com estas dicas você já se sinta confiante para fazer suas prospecções de venda nos restaurantes da sua área e nos disponibilizamos por aqui mesmo ou em nossas redes sociais a tirar quaisquer dúvidas que você possa ter!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *