Trabalhar com entregas é uma realidade muito lucrativa. De acordo com pesquisa da Abrasel, o mercado de delivery nacional movimentou 9 bilhões de reais em 2015. Um marketing para entregas efetivo com certeza teve papel nisso.
As entregas não são populares só em cidades grandes. Até mesmo moradores de áreas menores gostam da comodidade de pedir uma boa refeição no conforto do lar, sem precisar ir até o restaurante.
O marketing entra na hora de fidelizar clientes. Para lidar com a concorrência é preciso pensar em maneiras criativas de divulgar o serviço.
Portanto, é importante saber quais são os canais de comunicação mais usados pelos clientes para poder direcionar o marketing corretamente.
Continue lendo para conhecer as melhores estratégias de marketing digital para serviços de entregas.
Marketing digital: estratégias de ação
Uma estratégia de marketing digital depende de um planejamento minucioso que leve em conta os hábitos de consumo dos clientes. Contratar profissionais qualificados para isso é o primeiro passo.
A seguir, confira ações relevantes para o marketing digital de entregas.
Estruture o delivery
Para oferecer esse tipo de serviço o estabelecimento precisa definir com precisão todas as etapas do processo de entrega.
Defina qual será a área a ser atendida pelo serviço. Pode ser só o bairro do restaurante, bairros próximos ou até mesmo a cidade toda.
Essa decisão tem que levar em conta os custos de cada área para que a taxa de entrega cubra todas as despesas.
É interessante definir quais os dias e horários do serviço de entrega.
Pode ser que oferecer o serviço todos os dias da semana não seja o mais lucrativo, por exemplo. Identifique as características da empresa e determine quando disponibilizar o delivery.
Escolha a equipe de acordo com a demanda que o restaurante espera atingir.
Divulgue o serviço
Com o delivery bem estruturado, é hora de divulgá-lo nos canais de comunicação. Pesquise quais são as mídias mais usadas pelos seus clientes.
Se eles consomem mais redes sociais, divulgue o delivery por meio de anúncios pagos do Facebook e do Twitter.
Usar anúncios pagos demanda pesquisar as palavras-chave mais populares. Existem agências especializadas nessa área. É possível contratá-las e trabalhar com elas por meio de um coworking em João Pessoa, por exemplo.
Inclusive, veja como obter um cupom para começar a divulgar o seu negócio no Google Ads.
Também é pertinente divulgar o serviço no seu site. Lembre-se de deixar todas as informações (preço, horário e telefone) bem destacadas para evitar desistências.
Treine os funcionários
Os membros da equipe de entrega são os representantes do estabelecimento.
Investir em capacitação e em uniformes é uma forma de incrementar essa representação e tornar o serviço ainda mais atrativo para o cliente.
Um bom atendimento garante que as pessoas consumam seu produto mais de uma vez.
Entregadores uniformizados transmitem profissionalismo e seriedade, além de estimularem o cliente visualmente e serem uma outra forma do estabelecimento ser reconhecido no dia-a-dia.
Invista em equipamento
Oferecer serviço de entrega significa ter que atender a mais demandas diariamente. A equipe precisa estar preparada para isso.
Portanto, invista na compra e na manutenção de equipamentos de cozinha industrial para garantir que os funcionários tenham as melhores ferramentas para trabalhar.
Isso impacta diretamente a qualidade do produto e as relações interpessoais do empreendimento.
Faça um plano de fidelidade
Todo cliente gosta de promoções e vantagens relacionadas ao serviço que ele consome. No caso do delivery, os planos de fidelidade são ações interessantes para fidelizar o público-alvo.
Uma lanchonete pode promover o sorteio de um gabinete personalizado para quem gastar uma quantia específica em dinheiro ou uma pizzaria pode ter um sistema em que depois de 10 pedidos o cliente tem direito a brindes.
Esse tipo de ação faz as pessoas se sentirem valorizadas pelo estabelecimento. Isso estreita a relação entre marca e público e garante fidelidade.
Disponibilize cupons de desconto
Os cupons de desconto são usados pela maioria dos serviços de entrega. É uma prática eficiente para atrair novos clientes e fidelizar clientes mais antigos.
Você pode oferecer a opção de baixá-los no seu site ou distribuí-los aos clientes para que eles possam solicitar o desconto quando quiserem.
Integre seu restaurante a plataformas de delivery online
Hoje em dia as plataformas de delivery online são a principal ferramenta na hora de escolher o que comer.
Cadastrar seu restaurante em uma dessas plataformas aumenta as chances de ampliar a clientela.
Cuide do armazenamento dos alimentos
Todo restaurante precisa investir no armazenamento dos alimentos para evitar problemas mais sérios.
As indenizações para casos de intoxicação alimentar variam de 1.500 a mais de 10.000 reais, e são pagas a cada pessoa que passar por esse problema.
Cuidar da manutenção das geladeiras e dos fogões (tanto seu bom funcionamento, quanto a limpeza) e comprar arara com rodinhas para armazenar as carnes são formas efetivas de garantir que os alimentos fiquem em bom estado.
Manter os utensílios de cozinha bem armazenados é também muito importante. Afinal, eles são os principais instrumentos de trabalho da equipe de um restaurante.
Uma manutenção diária garante que as atividades sejam realizadas sempre com o máximo de técnica e competência. Guardar utensílios em moldes de plástico, por exemplo, é uma forma de fazer com que eles durem.
Essas são algumas dicas importantes para aplicar no marketing digital de delivery.
Faça cotações e converse com seus colegas do ramo para definir se o investimento em um serviço de entregas pode ter um bom retorno para seu negócio. Assim, você estará preparado para dar esse próximo passo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.